domingo, 24 de fevereiro de 2013

O melhor horário de treino para o seu organismo


O Melhor horário para fazer atividade física é aquele em que você se sente melhor!

Porém, existem questões fisiológicas que podem te ajudar no seu objetivo.
A primeira alimentação deve ser rica em carboidratos para oferecer energia ao treinamento. E NUNCA treinar em jejum.
Realizar exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Nesta fase do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.
Após horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã. 
Fazer exercícios pela manhã traz uma série de benefícios: produz mais energia, o que garante mais disposição e bom humor.
Toda atividade física estimula a produção de endorfina e serotonina, substâncias liberadas pelo cérebro que proporcionam a sensação de bem-estar.
Exercícios AERÓBICOS são aqueles onde você mantém seus batimentos cardíacos elevados (70-80% do máx.) e constantes. Dentre eles estão: caminhada rápida, pular corda, pedalar, nadar, correr, etc.
Exercícios ANAERÓBICOS são aqueles que envolvem movimentos intensos e rápidos, tais como: musculação, ginástica localizada, flexão, abdominais, etc.
Se a sua intenção é a perda de peso, a atividade AERÓBICA é indicada na parte na manhã, pois a quantidade de carboidratos no seu corpo é baixa, já que sua última refeição foi na noite anterior. Nesse horário, seu organismo usa uma maior porcentagem de gordura como energia.
Logo se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, os exercícios ANAERÓBICOS (hipertrofia) são mais indicados à noite, pois quem treina no final do dia tem mais força. A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. 

Cuidado, se não se alimentar ao invés de aumentar sua massa muscular, você poderá perder massa já que o organismo usará proteínas do próprio músculo para gerar energia.
Contra a Insônia, o exercício é super indicado, porém em algumas pessoas que o praticam à noite pode ter o efeito contrário, pois pela liberação de endorfina gera uma euforia na pessoa. Sendo assim, alguns dormem facilmente e outros correm o risco de ficar acordados aguardando o corpo desacelerar. Respeite o seu limite.

As duas atividades:
Fazer o exercício aeróbico depois do exercício anaeróbico é melhor. O organismo consome os carboidratos que ingeriu durante a seção do exercício anaeróbico (hipertrofia) e quando começar a seção aeróbica o seu corpo já não terá muitos carboidratos e irá queimar mais gordura. Ou seja, Musculação e depois a corridinha!!!
Depois de malhar, não esqueça: fazer um bom alongamento e respirar profundamente! E sempre se hidratar!
Exercício de dia ou de noite, não deixe de praticar! Escolha o melhor para você, sempre!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário