quarta-feira, 10 de julho de 2013

Desmaio ou Síncope

O que é?
A perda de consciência, chamada de desmaio ou síncope, acontece quando a quantidade de sangue rico em oxigênio que alcança o seu cérebro não é suficiente. Sem oxigenação adequada, o metabolismo do cérebro fica mais lento, o que provoca perda da consciência até que o fluxo de sangue volte ao normal.
O que causa?
Tensão emocional, manter-se por longos períodos na posição de pé, dor súbita, após mudança rápida para posição de pé, excesso de calor,stress, susto, ansiedade, redução ou interrupção do fluxo de sangue para o 
cérebro ,Deficiência de nutrientes essenciais, necessários 
para o funcionamento celular, como vitaminas e 
sais minerais, oxigênio, glicose, etc. , contusões diretas ou indiretas na cabeça , influência de substâncias químicas como drogas ou medicamentos, intoxicações ou envenenamentos
O que a pessoa sente?
Geralmente sente-se náusea, enjôos, tonturas, sudorese aumentada e palidez, a visão fica embaçada e a pessoa acaba perdendo a consciência.
Após aproximadamente um minuto depois da queda, o fluxo de sangue para o seu cérebro é novamente restabelecido e a consciência é rapidamente recuperada.
O que fazer:
FOTO 1      
1- Verifique se a pessoa está respirando (olhando para seu abdômen) e com batimentos cardíacos (* foto 1)
2- Deite o paciente com as pernas elevadas (favorece o retorno do sangue para o cérebro e órgãos vitais) ou abaixe a cabeça entre as pernas para melhor fluxo sanguíneo ( *foto 2)
3- Verifique se o local é arejado, para melhor respiração.
4- Não dê líquidos à pessoa logo após o desmaio, os reflexos podem não estar normais.
5- Passe gelo ou água fria nos pulsos, nuca e tornozelo.
6- Quando a pessoa acordar, levante-a devagar, primeiro sentada, depois para a posição em pé. 
7- Dê algum alimento salgado, ex: bolacha de água e sal ou mesmo uma pitada de sal embaixo da língua.
FOTO 2    
Prevenção:
Tome muita água, alimente-se sempre, use roupas confortáveis que não apertem nem esquentem demais, evite situações de grande stress.

Emergência:
Se o paciente tiver qualquer patologia cardíaca, diabetes, hipertensão, câncer, encaminhe imediatamente para um médico especializado.
Telefones de emergência:
190, 192 ou 193 em todo o Brasil.
Cuide-se e aprenda também a cuidar do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário